Castelo Branco é um centro de excelência na produção e difusão cultural. Selecionamos alguns dos pontos culturais mais interessantes da cidade:
CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO
O CCCB pretende promover e divulgar a cultura contemporânea, estimular a criação artística, promover a criação e a formação de novos públicos. O centro está instalado em um edifício projetado pelo arquiteto catalão Josep Lluís Mateo, em colaboração com o arquiteto Carlos Reis de Figueiredo, e está localizado no Campo Mártires da Pátria (Devesa), no centro da cidade, lugar de encontro e lazer.
MUSEU CARGALEIRO
O Museu Cargaleiro é um equipamento cultural municipal, tutelado pela Câmara de Castelo Branco, cujo objetivo central é a divulgação, estudo e conservação das obras que integram o acervo da Coleção de Arte da Fundação Manuel Cargaleiro. Um objetivo que se traduz na promoção e organização de exposições temporárias curtas ou de longa duração.
Constituído por dois edifícios contíguos - o Solar dos Cavaleiros, um palacete construído no século XVIII e um edifício contemporâneo -, o Museu Cargaleiro situa-se no coração da zona histórica da cidade, nas imediações da Praça de Camões, popularmente conhecida como Praça Velha.
MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
O museu foi fundado em 1910 por Francisco Tavares Proença Júnior (1883-1916), personalidade de variados interesses no mundo da ciência e das artes que se destacou especialmente como arqueólogo.
O núcleo original do museu tem como base a coleção arqueológica de Francisco Tavares Proença Júnior, embora, posteriormente, tenha enriquecido com obras de arte antiga procedentes do mobiliário do Palácio Episcopal e com sucessivas incorporações de restos arqueológicos, paramentos e colchas bordadas, estas últimas procedentes da coleção de Vilhena. Várias obras de arte contemporânea foram incorporadas à coleção há anos.
JARDIM DO PALÁCIO EPISCOPAL
O Jardim do Palácio Episcopal de Castelo Branco revela-se como um dos mais originais exemplares do barroco em Portugal. Especialmente, no caso das estátuas, os aspectos simbólicos e a disposição dos elementos em percursos temáticos.
Este jardim barroco, de forma retangular, é presidido por varandas e grades de ferro e balaustres de pedreira. Apresenta cinco lagos, com detalhes nas bordas, nos quais estão instalados jogos de água. No patamar intermédio da Escadaria dos Reis, encontram-se fornecedores e jogos de água surpreendentes.